A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), usada há mais de 4500 anos, que consiste na inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde física, mental e espiritual. Além da acupuntura, a MTC utiliza outras práticas, como moxabustão (uso de artemísia em cones ou bastão), ventosaterapia (uso de ventosas), auriculoterapia (tratamento no pavilhão da orelha), eletroacupuntura e sangrias.
A MTC acredita que corpo e mente são inseparáveis e devem estar em harmonia com as forças naturais, chamadas de Yin e Yang (dois princípios opostos e complementares que compõem todo o universo). Por isso, a ação da acupuntura, no corpo físico, reflete inevitavelmente no estado psíquico.
A saúde é vista como o equilíbrio entre essas forças, enquanto a doença significa o desequilíbrio.
O princípio básico da acupuntura sustenta que o equilíbrio é mantido no corpo humano por meio do fluxo suave de uma energia denominada pelos chineses Qi (lê-se "Ti") e pelo fluxo suave, do sangue denominado Xue.
Problemas ambientais, alimentares, emocionais ou espirituais podem causar alteração na circulação do Qi e do Xue no organismo, originando, assim, algum tipo de disfunção ou patologia.
A partir do momento em que alguma patologia instala-se no organismo, uma das formas de eliminá-la ou de minimizá-la é a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, que tem a propriedade de restabelecer o suave fluxo do Qi e do Xue, gerando o equilíbrio desejado.
Elas não contêm nenhum medicamento e sua ação terapêutica é resultado dos estímulos que seguem pelos nervos periféricos até o Sistema Nervoso Central (medula espinhal e cérebro) e liberam a produção de substâncias opióides. Essas substâncias ajudam a reduzir a percepção de dor no organismo e são as endorfinas, as encefalinas e as dinorfinas.
Elas também têm ação preventiva, pois tratam as desarmonias energéticas e mantêm o equilíbrio fisiológico do organismo. Em geral, a Acupuntura não dói, porém depende da sensibilidade de cada pessoa.
As agulhas de Acupuntura são muito finas, possuem calibre 0,2mm enquanto uma agulha de injeção tem 0,8mm, o que lhe dá uma superfície 16 vezes maior. Alguns pacientes podem sentir um "choquinho", uma pressão leve, um formigamento ou um peso no momento da inserção.
A Acupuntura é amplamente usada em hospitais e clínicas na China, Japão, Coréia, França, Alemanha, Itália, Inglaterra e outros países europeus. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já a aprovou como terapia para a saúde e reconheceu sua eficácia no tratamento de enfermidades.
No Brasil, a procura pela acupuntura está crescendo, pois as pessoas buscam um sistema de saúde preventivo e abrangente, preferindo terapias sem efeitos colaterais em vez do uso excessivo de medicamentos.
Em síntese, a ampla gama de técnicas da Medicina Tradicional Chinesa alivia dores, previne doenças, equilibra corpo e mente, resultando em uma melhora significativa da qualidade de vida.